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A CRIANÇA E SUAS NECESSIDADES PDF Imprimir E-mail

Marta Grüdtner Costa Ministérios da Criança e Adolescente - USB

 

"Os filhos são herança do Senhor" e lhe somos responsáveis pela administração de Sua propriedade." Lar Adventista, p. 159.
"Os filhos são entregues aos pais como um precioso depósito, o qual um dia Deus requererá de suas mãos. Devemos nos dedicar em sua educação mais tempo, mais cuidado e mais oração". Lar Adventista, p. 160.

Para educá-los necessitamos de alguns cuidados especiais a fim de suprir suas necessidades.

Quais as necessidades Básicas da Criança?

1) Sentido de Significado
Quando a criança nasce é um ser potencial de desejo. Para que ela se torne um sujeito capaz de amar, desejar e vencer na vida, são necessários:
a) Atitude dos pais
Os pais precisam criar laços saudáveis com o bebê, investir nele, exercer a maternagem e a função paterna. Palavras de estímulos, (linguagem mamanhês);cheiros, elogios (que pezinho bonitinho, que fofinho...) farão com que a criança se desenvolva e se torne em um ser capaz de amar, zelar do seu corpo, higienizá-lo.
b) Deixar seu filho ajudar em casa.
c) Deixar a criança se expressar.
d) Respeitar as opiniões de seu filho enquanto é possível.
e) Passar tempo com seu filho
f) Encorajar sentimentos de dignidade: bondade, verdade,...

 

2) Segurança
 "Só em Cristo é que se pode com confiança criar vínculos de um amor que é perdurável". Mente, Caráter e Personalidade,vol. 1, p.152.

O que gera insegurança?
a) Conflitos entre pais - "Não devemos nunca, na presença dos filhos, criticar mutuamente seus planos, ou por em dúvida o juízo do consorte". Mente, Caráter e Personalidade, vol. 1, p. 155.
b) Ausência dos pais.
c) Falta de disciplina adequada.
d) Críticas Contínuas - "Não devem os pais esquecer seus anos de infância, de quando ansiavam pela simpatia e amor e quão infelizes se sentiam quando censurados com ralhos impacientes". Mente, Caráter e Personalidade.
e) Coisas e não pessoas.

 

3) Aceitação
Por que as crianças sentem falta de aceitação?
a) Críticas constantes 
b) Comparação com outros 
c) Realizar sonhos através dos filhos - Os pais projetam no filho seus sonhos não realizados ou que ele seja seu imitador. Mas se esquecem que seu filho tem individualidade, livre arbítrio, com seus próprios desejos, sonhos e ideais.
d) Super proteção 
e) Esperar demais de uma criança

 

4) Amar e Ser Amado
a) O amor é uma reação aprendida
b) O amor entre os pais afeta a capacidade de amar dos filhos: "Pais! Do vosso amor depende a nossa felicidade."
c) O amor deve ser verbal
d) O amor pede ação
e) Amar exige disposição para ouvir
f) Amar é partilhar experiências
g) Amar é construir relacionamentos francos
h) Amar é reconhecer que as pessoas valem mais que as coisas
i) Amor incondicional- Esse amor refletirá o amor de Jesus. O amor da mãe representa para a criança o amor de Cristo, e os pequenos que confiam em sua mãe e lhe obedecem, estão aprendendo a confiar no Salvador e obedecer-Lhe.
O amor incondicional previne: Problemas emocionais, ressentimentos, amargura, sentimento de não ser amado, culpa, medo e insegurança.

 

5) Elogios - Um elogio vale mais do que uma tonelada de críticas. "Como maçãs de ouro em salva de prata assim são as palavras ditas a seu tempo". Prov. 25:11
a) Elogie seu desempenho
b) Elogie com sinceridade
c) Elogie após o ato

 

6) Disciplina - Quando uma criança se sente amada, torna-se mais fácil discipliná-Ia, O tanque emocional precisa estar cheio com amor incondicional. É um amor completo, que aceita a criança pelo que ela é, e não pelo que ela faz.
a) Estabeleça limites
b) Tenha equilíbrio entre o amor e o controle
c) Dê poucas ordens, mas exija que sejam obedecidas

 

7) Experiência Religiosa

Fatores que influenciam o desenvolvimento espiritual dos filhos:


a) Culto Familiar
 "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor". Jos. 24: 15
Há unidade na família que se ajoelha perante Deus. "Em toda família deve haver um tempo determinado para o culto matutino e vespertino." Orientação da Criança, p. 520


Como deve ser o culto?
- Uma ocasião agradável
- Ser numa hora e num lugar regular
- Ter cânticos, histórias e oração
- A lição deve ser simples e facilmente compreendida pelas crianças
- Ser interessante e inspirador
- Ser curto
- Com respeito e reverência
A lição do exemplo: "O que mais me influenciou não foi o que meus pais me ensinaram, mas como viveram". (palavras de um adolescente).

b) Reverência na Igreja
"Reverenciais o meu santuário. Eu sou o Senhor". Lev.19:30
Não é fácil para uma criança aprender a ter reverência... mas talvez seja mais difícil para um adulto praticá-la.
Reverência é:
- Amor - O amor ocasiona respeito.
- Obediência - Quem obedece é reverente.
- Modéstia no vestuário - Deus espera de nós ordem, asseio, silêncio e modéstia ao vestir.
- Não criticar aqueles que representam a Deus.
- Esse lugar não deve ser usado como sala de lanches ou negócios, mas simplesmente para o culto a Deus.

 

O que se deve ensinar às crianças quando vão à Igreja?
- Adorar a Deus
- Respeitar o local do culto
- Falar baixinho quando necessário
- Sentar-se com os pais
- Esperar uma benção do culto
- Tomar parte, tanto quanto possível
 
Crianças de 1 a 6 anos como mantê-las na igreja?
- Após a ES, levá-Ias ao sanitário, dar-lhes de beber.
- Deixar segurar o hinário nos exercícios de abertura do culto.
- Assim que começar o sermão, abrir a sacola do sábado.

Crianças de 6 anos em diante: 
- Usar blocos de anotações e pedir que a criança faça uma marca nas palavras chaves que o ministro mencionar durante o sermão. 
- Pedir que a criança conte a história que ouviu. 

 

c) "Tornar o Sábado tão interessante para a família que sua volta semanal seja saudada com alegria." Orientação da Criança, p..536 
- Sexta-feira: dia de preparação.
- Sábado de manhã levantar-se cedo.
- Os pais devem por em vigor a regra do exemplo, chegando cedo na Escola Sabatina e assistindo o culto.
- A roupa deve ser especial para o sábado.

Tarde de Sábado
"Pais, acima de tudo, cuidai de vossos filhos." Orientação da Criança, p.533
- Passeio na natureza.
- Oportunidade de a família estar reunida.
- Brinquedos diferenciados dos outros dias.
- Contar histórias vídeos bíblicos.
- Apreciar bons cânticos.
- Brincadeiras e jogos bíblicos.
- Perguntas sobre o que aprenderam na Escola Sabatina.
- Fazer visitas a enfermos, Lar dos Velhinhos, Orfanatos, Casa Lar,...
- Preparar algo para levar.
O que estamos fazendo para administrar a herança que Deus nos confiou?