Home HISTÓRIA ES
COMO SURGIU A ESCOLA SABATINA PDF Imprimir E-mail
No verão de 1852, enquanto viajava de Rochester, Nova Iorque, para Bangor, Maine, Tiago White meditava no que se poderia fazer pelos jovens e crianças da igreja nascente, a fim de firmar-lhes a fé na mensagem adventista. Um dia, enquanto tomava seu lanche à beira do caminho, começou a escrever esboços para uma série de lições bíblicas, que viriam a se tornar as primeiras lições da Escola Sabatina.

Naquele mesmo ano surgiu o Younth's Instructor, revista mensal que trazia as lições da Escola Sabatina para os jovens. Em 1861 foi a vez de as crianças terem suas lições, também publicadas no Younth's, sob o título "Perguntas para os Pequenos Estudantes da Bíblia". E no ano de 1888 foram providas lições para as classes de adultos, em forma de folhetos, precursores da nossa atual Lição da Escola Sabatina trimestral.

As primeiras escolas sabatinas organizadas de que se tem notícia realizaram-se em Rochester e Buck's Bridge, Nova Iorque, em 1853 e 1854. Em 1878 a sessão da Associação Geral, em Battle Creek, Michigan, tomou providências para organizar melhor as 600 escolas sabatinas então existentes, formando-se uma Associação Geral da Escola Sabatina. Mais tarde foi escolhido o nome de Associação Internacional da Escola Sabatina, que continuou até ser organizado o Departamento da Escola Sabatina da Associação Geral,  em 1901.

De lá para cá, as escolas sabatinas se multiplicaram por todo o mundo, contando com a participação de mais de 15 milhões de alunos - todos estudando a mesma Lição a cada trimestre. E os objetivos da Escola Sabatina continuam sendo os mesmos: confraternização (estabelecer relacionamentos de amizade), testemunho (alcançar a comunidade), estudo da Bíblia (por meio da Lição) e missão mundial (oração e oferta).